sexta-feira, setembro 29, 2006

POSTAGENS NO FORUM PROA 7

INCLUSÃO SOCIAL

Os professores do ensino regular ressaltam, entre outros fatores, a
dura realidade das condições de trabalho e os limites da formação profissional, o número elevado de alunos por turma, a rede física inadequada, o despreparo para ensinar "alunos especiais" ou diferentes. Os professores da educação especial também não se sentem preparados para trabalhar com a diversidade do alunado, com a complexidade e amplitude dos processos de ensino e aprendizagem são vários os fatores:Falta de materias,aparelhos,aperfeiçoamento entre outros. ( Contribuição para a JANETE PAITER)

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ao ler o texto vejo que vai dar oportunidade para a pessoa portadora de necessidade especial mostrar seu lado bom,seu talento,sua socialização e até mesmo sua maturidade.Por outro lado as escolas tem que estar preparadas e quipadas por órgãos competentes que ofereçam condições e aperfeiçoamento para os funcionários da escola,para que essas pessoas "ditas especiais" possam ser melhor trabalhada. Uma vez que é seu direito e dever da sociedade e escola ampará-la e buscar juntos a sua integração.
(Contribuiçao para a JANETE BONFIM)

segunda-feira, setembro 25, 2006

DÚVIDAS E DÚVIDAS

Sinceramente acho que eu não estou entendendo os professores do proa 6 e 7 .
As atividades para serem realizadas eu não sei onde encontrar e como encontrar estou totalmente em dúvidas quando começar e como começar.É o que estou sentindo e percebendo.Eu e os professores precisamos nos entender estou totalmente predido.Socorrooooooooooooooooooo.

sexta-feira, setembro 22, 2006

CONSIDERAÇÕES FINAIS DO PA

É preciso saber que o vinho tem uma infância, durante a qual é criminoso bebê-lo; uma idade madura mais ou menos longa, em que é bom que seja bebido; e uma velhice, mais ou menos feliz, onde é imperativo que seja bebido antes que morra”. (Henry Elwing)Como a frase acima nos mostra, o vinho pode ser comparado ao ser humano, tem uma infância, uma vida madura, velhice e a morte. Assim como nós humanos, é na velhice, ou na melhor idade, que atingimos experiência de vida. Porém há também inverdades quanto a esta filosofia, pois cada vinho deve ter sua evolução acompanhada para que seja consumido na época ideal, pois sabe-se que desta forma o vinho está envelhecendo, melhorando, até atingir o ponto máximo para consumo.Voltando-nos às nossas certezas provisórias, estas após estudo, pesquisa realizada e interação com os companheiros do grupo, foram tomando corpo e transformando-se em conhecimento, bem como, nossas dúvidas temporárias. Vinho é uma bebida alcoólica feita, tradicionalmente, da fermentação do mosto da uva. A palavra tem origem etimológica do Grego “oivoo” através do Latim VINVM que significa videira ou vinho, sendo que só podem ser chamadas de “vinho” as bebidas fermentadas a partir da uva.Há milhões de anos já havia uva e, mesmo sem evidências claras, o homem primitivo conheceu o vinho. A evolução de seu processo vem ocorrendo ao longo da história, passando da forma artesanal a industrial.A procura por vinhos de qualidade justifica-se pela busca do consumo de um produto capaz de conferir uma sensação imediata e complexa nos planos visual, gustativo e olfativo. Sua qualidade depende de vários fatores, sendo eles climáticos em relação ao solo e ao clima, o tipo de uva a qual deve ser vitinífera e não frutífera. A época da colheita deve ser realizada através do controle de maturação da uva, visando a obtenção de máxima qualidade. Neste controle é medido o teor de açúcar, a conjugação da medida de açúcares e ácidos ou de açúcares e pH, através do grau glucométrico em escala de graus Bado que apresenta a percentagem de açúcar existente em uma amostra de mosto (uva) diretamente no vinhedo ou em laboratório através do equipamento de bolso chamado refratômetro.Após processada a uva, a acidez do mosto passa pelo método titulométrico, sendo que o equilíbrio entre o teor de açúcar e acidez conferem ao vinho um equilíbrio gustativo determinante na sua qualidade.Para obtenção de 1º GL de álcool, são necessários 18 g/L de açúcar na uva. Quanto a isto, a legislação brasileira determina que os vinhos de mesa devem ter entre 10 e 13º GL de álcool e estabelece que todo álcool do vinho deve ser formado via fermentação, sendo proibida sua adição pura e simples. Sendo assim, o álcool contido no vinho de qualidade é produzido em seu processo de fermentação e não acrescido em seu processo.A diferença existente entre um vinho colonial e industrial está no tipo de uva utilizada para processar o vinho e não no seu modo de produção, sendo que o vinho colonial é produzido a partir de uvas frutíferas, ou seja, comestíveis. O vinho industrial é processado a partir de uvas vitiníferas próprias para a fabricação do vinho.Dentre as uvas vitiníferas que proporcionam vinho de qualidade estão as uvas Chardonay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot; diferentemente das uvas de mesa como Isabel, que compramos para comer em natura. Portanto não há vinho de qualidade sem uva de qualidade.Para identificar um vinho de qualidade é preciso conhecer técnicas que vão desde o exame visual e olfativo até o gustativo, sendo que cabe ao enólogo, profissional do vinho, saber avaliar um vinho de qualidade. Porém qualquer pessoa, apreciadora de vinho, ao longo do tempo poderá desenvolver estas técnicas definindo um bom vinho. As técnicas de degustação se resumem em três fases:1ª) Análise visual, compreende a identificação da intensiadade da cor (mais ou menos escuro), a tonalidade (que indicada a maturidade do vinho, tornando o vinho com o tempo branco para escuro e o tinto para o claro), a limpidez (grau de transparência na luz), as lágrimas (indica o teor alcoólico); 2ª) Análise Olfativa, compreende três aromas: primário (cheiro da própria uva), secundário (indica o processo fermentativo e amadurecimento em madeira/carvalho), terciário (indica o envelhecimento na garraga/bouquet). Os aromas indicam o caráter a origem e a história do vinho; 3ª)Análise Gustativa, influenciada pelo o olfato na qual podemos identificar quatro sabores: doce, salgado, ácido e amargo. Para senti-los na degustação é preciso manter o vinho na boca sentindo as diferentes sensações em cada região da língua e das mucosas. Para que qualquer pessoa consiga fazer estas análises é preciso que forme sua memória olfativa em relação aos aromas existentes na natureza, pois estes são perceptíveis no vinho de qualidade, como flores, frutas frescas ou vegetais.Enófilo é o apreciador por excelência, e sabe distinguir o bom vinho, justificando o porquê de sua avaliação.“O enólogo é aquele que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é aquele que, diante das decisões toma o vinho”. (Adolfo Lona)Somelliere é o profissional de restaurante encarregado dos vinhos, desde a elaboração, compra e maturação do vinho na adega, aconselhamento do vinho aos clientes e respectivo serviço à mesa.Resumindo, concluímos que nossas certezas provisórias se confirmam. Porém agora de forma profunda e elaborada, pois antes o que tínhamos eram informações, agora conhecimento. Hoje podemos falar com certa propriedade o que é realmente um vinho de qualidade, os principais fatores que interferem para aquisição desta qualidade, a diferença entre um vinho colonial e industrial. Vale dizer aqui que não somos enófilos maduros, mas que comparando nossos conhecimentos com os que tínhamos no início de nosso PA há uma bagagem muito grande de conhecimento.No decorrer da pesquisa e estudo, o nosso grupo dedicou-se muito, houve interação entre todos os seus componentes, e também o conhecimento individual de cada um tanto em relação ao próprio PA como em relação a outros analisados.Nossa pesquisa veio responder nossas dúvidas provisórias e Piaget através de sua teoria nos diz “ É na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca”. Esta comprovação tivemos claramente quando saímos a campo para buscar informações sobre a nossa pesquisa. Pudemos comprovar na realidade o que os sites, livros e textos pesquisados nos informavam e foi a partir deste conjunto de informações que construímos nosso conhecimento.Nosso grupo foi parceiro, houve momentos difíceis, porém fomos desafiados a sempre produzir de modo criativo e eficaz por meio de sugestões dos professores e colegas de curso, fazendo com que cada um de nós se impulsionasse a continuar.

Parceiro é aquele que cresce junto e que sonha o sonho da gente”

Clarice Arruda
Fernanda Bizarri
Jamir Adolfo Correa
Lúcia de Oliveira
Viviane Weiss

quinta-feira, setembro 21, 2006


o 3º mapa conceitual feito pelo grupo na organização do PA.
Postado no PA ela Lúcia e a Fernanda da GEECT de Brusque.

quarta-feira, setembro 20, 2006

AUTO AVALIAÇÃO

Embora todos os alunos exerçam suas atividades e buscam os mesmos objetivos quero relatar a minha auto avaliação do curso de especialização em Informática na Educação que desde o começo é e vem me fazendo crescer em meus conhecimentos em informática na qual posto meu blog diariamente,mantenho as atividades do PROA em dia e procurando sempre ajuda com minha amiga Fabíula e vice versa.Quanto ao PA é um trabalho que me dispertou curiosidade e me entusiasmou em:pesquisar,formular textos,entrevistar pessoas que trabalham diretamene com vinhoe o compartilhamento no bate papo com minhas amigas na tentativa de melhorarias e enriquecimento de conteúdos e conecimento. Bom mostra meu esforço as primeiras avaliações. Já na segunda me empenhei o máximo nas atividades do PROA e no PA, no entanto eu e meu grupo viviamos ou melhor vivemos no bate papo para discutimos nosso projeto e tentando melhorar.Passei por um processo de perda(separação familiar e morte),pois quero dedicar esse meus trabalhos ao meu pai.Quanta saudade.Veja fiquei abalado no fisico e mental,Quando estamos em equilibrio a aprendizagem flui com facilidade .Contudo o que me aconteceu não deixei de assumir minhas responsabilidades com o curso.Sou grato pelas minhas amigas Lúcia, Viviane, Fernanda e Clarice por me compreenderem elas foram de grande importância para a realização do mesmo.A professora Bea meus agradecimentos pelos toques e comentarios ,pois entendo que isso foi para o enriquecimento nas atividades e no PA

sexta-feira, setembro 15, 2006

AVALIAÇÃO

Turma Salto para o Futuro :Discutindo Práticas em Matemática.Questão focada no ensino da Fração. pergunta:"Fazemos nossos alunos entendedor ou calculador de frações?"

Entrei no proa 1 e visualizei minha avaliação.
realmente nas ultimas tarefas fiquei distante um pouco,mais tenho que entender que passei por um período de perdas que afetaram meu comportamento.Por hora me senti só no mundo ainda mais eu que sou tudo pela família e vejo ao meu redor tudo acabado separações inesplicavéis.Perdas foi aí que realmente meu sentimentos falaram mais alto,mais para o próximo vou melhorar ainda não recuperado totalmente meus filhos distantes de mim,meu pai onde não sei e espero que ele esteja ao lado do Pai Celestial.

quarta-feira, setembro 13, 2006

ATIVIDADES/ATIVIDADES


Hoje meu dia começou as 7:30 na E.E.B.Albano Schimidt onde trabalhei formulação de problemas com meus alunos foi muito legal .Após vem ao N.T.E.para aplicar o curso da MANSÃO DE QUELÍCERA para os professores de artes eu e a Fabíula trabalhamos pesquisa na internet com o site Casthalia os professores no final do curso ficaram muitos satisfeitos.Isso me alegra muito e as 19:00 começarei o salto para o futuro que iniciou na segunda-feira com a série Discutindo Práticas em Matemática no qual os professores e estudantes estão adorando,pois estamos trabalhando com experiências que os prrofessores trazem de sua sala de aula.O debate está sendo de grande conhecimento e aprendizagem tanto para mim como para eles.
Para favorecer a construção do conhecimento matemático autônomo e produtivo, por parete dos alunos, é necessário incentivar a experimentação, valorizar as estratégias por eles escolhidas para resolver um problema,incentivar que tentem expô-las, por escrito ou oralmente.
Ou seja ,a sala deve proporcionar momentos de produção e reflexão individual para os alunos.

terça-feira, setembro 12, 2006

RESULTADO DA ATIVIDADE DA 3ª SÉRIE


Começando minhas atividades de professor recolhi os trabalhos feitos e debatemos sobre o tema que os familiares opinaram sobre a Independencia.
A questão foi muitas sobre que o Brasil ainda não tem sua independência,pois está preso ao salário mínimo,trabalho escravo tanto com branco, negro e índio,sobre a politica ,o descontentamento foi geral.debatemos sobre o emprego e desemprego por que e suas causas .
Tive cada resposta extrordinária.Foi maravilhoso,pois essa atividade não ficou só com professor e aluno,mas também o envolvimento da comunidade.se tiverem mais sugestóes por favor não esitem de me comunicarem e darem idéias.
Ah! começei nessa semana o salto para o futuro com asérie DISCUTINDO A PRÁTICA EM MATEMATICA.

segunda-feira, setembro 11, 2006

INTERAÇÃO COM MEUS ALUNOS DA 3ªSÉRIE

Na aula de História hoje estudando a Independência do Brasil dei um texto bem resumido de como aconteceu.Perguntei a eles se eles sabiam me dizer o que D.Pedro naquela época queria dizer com "Independência ou Morte",meu aluno Alexandre levantando sua mão me respondeu:
Professor seria dizer que o brasil seria livre do comando de Portugal e se portugal não aceitasse então eles teriam guerra,pois no próprio hino fala "Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil". Eu Jamir como professor fico muito feliz e realizado com esses pensamentos eu provoco e eles acham a solução e isso é maravilhoso.
Logo após o aluno Djonathan pergunta que liberdade era essa professor?
Se o próprio imperador era de Portugal?
Imaginem como fiquei.
Nervoso,inseguro,envergonhado ,Bravo....Não.
Eu fiquei muito feliz,foi uma aula extraordinária era isso que eu queria,. era esse meu objetivo eles pensarem ,colocarem suas idéias ,suas dúvidas e não acabou imaginem era a última aula de hoje.Saí da sala realizado bem amanhã terá outra aula vamos esperar darei a resposta ,pois dei a eles como tarefa uma entrevista com suas famílias.Amo meus filhotes.

quarta-feira, setembro 06, 2006

A CALMA CALMARIA


Hoje bem mais aliviado pude colocar minhas atividades do curso salto para o futuro em dia.Arrumei as pastas ,organizei os cursos que estão por vir,mandei convite para as escolas ,fiz as postilas eas fichas de inscrições.Foi um dia muito calmo gostei muito apesar do dia demorar para acabar o expesiente.Enfim feriadoooooooooooooooooooo.

terça-feira, setembro 05, 2006

PROCURANDO A CALMA

Hoje fiquei mais aliviado,pois as atividades do proa todos concluídos.Aí fiquei muito nervoso,os representantes do NTE fizeram a avaliação do meu estágio probatório como é difícil a ansiedade toma conta de nós é o que estou sentindo.

segunda-feira, setembro 04, 2006

MORCEGAR NO TRABALHO


1. Nunca caminhe sem um documento nas mãos

Pessoas com documentos em uma das mãos parecem funcionários ocupadíssimos que se dirigem para reuniões importantes. As pessoas de mãos vazias parecem que estão se dirigindo para a cafeteria. As pessoas com um jornal nas mãos parecem que estão se dirigindo para o banheiro. Sobretudo, leve algum material pra casa, isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que você costuma trabalhar.


2. Use o computador pra parecer ocupado

Quando você usa um computador, parece que você está "trabalhando" para quem observa ocasionalmente. Você pode emitir e receber e-mail pessoal, ficar no bate papo ou ter uma explosão, sem quem que isso tenha alguma coisa a ver com trabalho.


3. Mesa bagunçada

Quando sua mesa está bagunçada parece que você está trabalhando duramente. Construa pilhas enormes de documentos em torno de seu espaço de trabalho. Ao observador, o trabalho do ano passado parece o mesmo que o trabalho de hoje; é o volume que conta. Se você souber que alguém está vindo à sua sala, finja que está procurando algum papel.

4. Correio de voz.

Nunca responda a seu telefone se você tiver o correio de voz. As pessoas não te ligam para te dar nada além de mais trabalho. Selecione todas suas chamadas através do correio de voz. Se alguém deixar uma mensagem do correio de voz para você e se for pra trabalho, responda durante a hora do almoço quando você sabe que eles não estão lá.

5. Pareça impaciente e irritado.

Você deve estar sempre parecendo impaciente e irritado, para dar ao seu chefe a impressão de que você está realmente preocupado com seus afazeres.

6. Sempre vá embora tarde

Sempre deixe o escritório mais tarde, especialmente se o seu chefe estiver por perto. Sempre passe na frente da sala do seu chefe quando estiver indo embora. Caso ele não o tenha visto, repita a operação. Emita emails importantes bem tarde (por exemplo 21:35, 6:00,etc..) e durante feriados e finais de semana.

7. Reclame sozinho

Fale sozinho quando tiver muita gente por perto, dando a impressão de que você está sobre pressão extrema.

8. Estratégia de empilhamento.

Empilhar documentos em cima da mesa não é o bastante. Ponha vários livros no chão. (os manuais grossos do computador são ótimos - só para esta função)

9. Construa um vocabulário

Procure no dicionário palavras difíceis. Construa frases e use-as quando estiver conversando com o seu chefe. Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que o que você diga e dê a entender de que você está certo.

10. O mais importante: Não confundir com as pessoas que seguem algum dos itens acima, pois REALMENTE ELAS PODEM ESTAR OCUPADAS, principalmente trabalhando em algum NTE e fazendo alguma especialização principalmente se for a distância..
Então:
Não me comparando aos itens acima consegui fazer todas as atividades do Proa 1,2,3.4,6,7,11.Deixando assim os Professores felizes.TCHAUUUUUUUUUUUU......